Este é um blog dedicado ao património da Calheta, especialmente ao património que se encontra degradado e que possa ser reconstruído.
Com este projecto pretendemos dar a conhecer os edifícios degradados do nosso concelho, as suas potencialidades e a sua história bem como publicar entrevistas feitas à população local sobre determinado edifícios em estudo.
Segunda-feira, 9 de Março de 2009

Ponte antiga entre a Raposeira do Serrado e a Lombada dos Cedros – Fajã da Ovelha

 

 

 

Esta ponte antiga que outrora era um importante ponto de ligação entre os sítios da Raposeira do Serrado e a Lombada dos Cedros é uma estrutura centenária construída pelos antigos habitantes locais no intuito de superar as barreiras físicas colocadas pelo cursos de água (ribeira) existente entre estes dois sítios.

Todavia, sendo praticamente apenas utilizada por caminhantes que gostam de apreciar a natureza e as paisagens, paisagens estas que neste momento encontram-se demasiado danificadas devido à construção do troço da via – expresso entre a Raposeira e a Ponta do Pargo, que passa ali mesmo ao lado.

E por falar em danificação, é este o estado em que se encontra a ponte em questão, que devido à passagem de camiões para as obras da via – expresso, tendo vindo a degradar-se muito lentamente, tal como podemos ver na imagem. Só esperemos que esta não tenha o mesmo destino que a ponte dos Alcaides (ver foto) que foi destruída nas Faias, Fajã da Ovelha, para a construção da dita via – expresso.

Na nossa opinião, a construção de novas vias de comunicação não deveria implicar a destruição de antigas vias, pois assim, como actualmente existe muitos esforços para a construção desta via de acesso, também antigamente os nossos antepassados se esforçaram e “sofreram” para a construção destas pontes que são verdadeiras relíquias do património regional, devendo por este motivo ser conservado. 

 

 

publicado por calheta: património e Sustentabilidade às 12:18
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De =) xD cH|c0 xD (= a 18 de Março de 2009 às 20:53
ACHO QUE O BLOG ESTA ORIGINAL E O LOOCK MUITO FIXE!!!

opinião: meter qualquer coisa divertida


De Anónimo a 21 de Abril de 2009 às 11:23
Estão de parabêns pela criação do blog. Este é realmente importante na medida em que não só dá a conhecer o património da Calheta, como também alerta para a sua sustentabilidade. Actualmente antes de fazermos o que quer que seja, deveremos, em primeiro lugar, reflectir sobre os seus efeitos no futuro. Caso contrário os nossos filhos e netos sofreram as consequências dos nossos actos. Estou curiosa por mais novidades no vosso blog. Continuação de um bom trabalho.


Comentar post

.mais sobre mim

.posts recentes

. Casa: "Venda Grande"

. Ideias de Sustentabilidad...

. Noção de Património

. Noção de Sustentabilidade

. Ponte antiga entre a Rapo...

. Engenho e Solar antigo da...

. Edifício das Finanças

. Reconstrução da antiga Fá...

. Fábrica da Manteiga da Fa...

.arquivos

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.subscrever feeds